domingo, 22 de fevereiro de 2009

T.Bone pela primeira vez em São Paulo

O rapper californiano T-Bone chegou em janeiro pela primeira vez no Brasil, e fez vários shows nas região sul e sudeste do país, passando pelas cidades de Niterói, Floripa, Curitiba, Santo André e São Paulo. Estivemos presente no único show que o rapper fez na cidade de São Paulo, que rolou na Igreja Sede Bola de Neve Church. E o público veio em peso para ver T-Bone. Aproximadamente 1.000 pessoas, de leigos, conhecedores, "manos", cristãos e não-cristãos, adeptos e simpatizantes da cultura hip hop estiveram presente na igreja.

Hip Hop nacional

O evento teve abertura de alguns artistas ainda da cena underground, "Os Paralelos", "Banca de K", o rapper solista "Gere" junto com a Bateria Bola de Neve.
Formado por meninos e meninas o "Banka de K", grupo de rap que nasceu em Brasília e recentemente se mudou para a cidade de Curitiba, já esta com o seu primeiro cd de carreira totalmente pronto, que será lançado pelo selo Bola Music.
Também do Sul veio o grupo "Efikaz", grupo de hip hop recém formado pelo rapper de Floripa Sonic junto com o rapper Léo, que também é membro do Grupo "Banca de Cá".
Léo e Sonic são proprietários da produtora de shows de hip hop "O Moio", empresa responsável pela vinda do rapper T-Bone ao Brasil. Portanto aonde um vai o outro vai atrás, ou seja, onde o "Efikaz" for, o "Banca de K" também vai, e assim eles formam a "Família O Moio".
A produtora pretende em breve fundar um selo fonográfico e lançar novos talentos do hip hop nacional no mercado, além de continuar produzindo vários shows.
Gere, O Salmista, membro da Igreja Bola de Neve Church, foi o único rapper paulista presente no palco. O quarteto "Os Paralelos", primeira banda a subir no palco, veio do Distrito federal e também está no início de sua carreira.
A galera que abriu os shows ainda não era conhecida do público paulista, por isso o público presente não cantou junto, mas os rappers de Jesus não deixaram nada a desejar, apresentaram um som de qualidade e excelente presença de palco. Se a galera não conhecia as letras de cada canção, eles pelo menos sacudiram as mãos e a cabeça, no ritmo da batida do rap.

Hip Hop Gringo - Hecho en California

Já passava das 10 horas da noite, quando T-Bone subiu no altar.
Em Sua primeira passagem pela cidade de São Paulo, o rapper quase passou despercebido pelos paulistanos, ao entrar em cena para sua apresentação. Tudo isso por conta de sua nova forma física, muito diferente da que tinha até um ano atrás, onde T-Bone aparentava estar muito acima de seu peso normal.
René Sotomayor esta magro novamente, fazendo jus ao apelido "Bone" que recebeu ainda quando garoto, devido a sua esquelética forma física. Em 10 meses, T-Bone conseguiu emagrecer 60 quilos, praticando boxe, musculação e corrida, e muita dedicação.
Bone não veio acompanhado de banda, com ele, além de Ray, cantor que o acompanha como backing vocal, veio também o tecladista David, que atuou também como tradutor de T-Bone. David é filho de Missionários, morou na cidade de Guarulhos e é casado com uma brasileira.
Vinte cinco anos de carreira, quinze desde que gravou seu primeiro disco, vários prêmios entre eles Dove Awards e três indicações ao Grammy Awards, o resultado do show não poderia ser diferente. Uma apresentação brilhante com o melhor de sua carreira. A performance é um show à parte, T-Bone é um show man de primeira linha, além de rimar também canta e dança, interagindo com o público o tempo todo. Demonstrou alto nível de habilidade em fazer rimas ao fazer uma session de " rapid-fire"- nome dado a rima extremamente acelerada - em várias línguas, como inglês, espanhol e chinês. As rimas eram tão rápidas, chegando a ponto de serem praticamente impossíveis de se entender.
O momento mais alto do show, onde T-Bone fez o público cantar junto com ele, foi na última parte quando cantou a canção "Sing your praises", faixa do seu mais recente álbum "Bone Appétit" cujo refrão é "Hallelujah, Hosana, a mi Señor" facilmente compreensível mesmo sendo em espanhol. Esse som é bem dançante, uma mistura de rap com salsa, quase um legítimo reggaeton se o beat fosse um pouco mais acelerado, muito bem interpretada por T-Bone, que é filho de imigrantes latinos.
Na seqüência ele tocou a faixa "Can I live", mas antes de dar o start, T-Bone interagiu com o público dizendo "Diga a pessoa que esta ao seu lado direto - "Me deixe viver". A galera correspondeu e em seguida T- Bone pediu ao público "Agora diga para quem está do seu lado esquerdo" - "Posso viver?".
O dj soltou o play e T-Bone mandou um dos seus maiores sucessos, "Can I live" que em português significa "Posso Viver?" tudo a ver com a gincana interativa entre artista e público, que antecedeu a música. Essa foi à última na pegada hip hop, pois em seguida, T-Bone substitui o rap pela adoração e declarou "Agora eu vou cantar uma canção que independente do idioma, seja inglês ou português, todos entendem" e entoou a canção de uma só palavra e poucos acordes, conhecida por cristãos de todo o mundo "Aleluia" em português ou Hallelujah, em inglês.
Nem um pouco preocupado com os rappers de plantão presentes em seu show, T-Bone declarou, com muita ousadia e coragem, que não se importava nenhum um pouco, se as pessoas iriam crítica-lo por estar fazendo música no estilo Adoração. "Eu já tive parcerias no hip hop com artistas como Jay-Z, Ciara, entre outros, e estou fazendo hip hop há 25 anos, vocês estão de frente com um "godfather" do hiphop, e eu te digo que o Hip Hop não tira ninguém das ruas, e não salva ninguém. Eu não sirvo ao hip hop, eu sirvo ao Rei dos reis, Senhor dos senhores, Jesus Cristo", declarou o rapper da Califórnia.
Uma breve pausa e T-Bone voltou a discursar. "Eu não consigo entrar na presença de Deus, ouvindo hip hop! E por isso, vou cantar uma canção de adoração, para entrarmos na presença de Deus" disse T-Bone, que sem perder tempo já deu comando para que seu tecladista David entoasse em português a canção "Te Exaltamos", outra canção bem simples musicalmente falando, de poucos acordes, e constante repetição da frase "Te Exaltamos". Nessa hora, T-Bone ordenou aos profissionais, como técnico de som e de luz, presentes no local, e também ao público, que deixassem de fazer o que estavam fazendo e somente adorassem a Deus, naquele momento. "A cura da sua dor, a restauração do seu casamento, a solução do seu problema, está na sua adoração, adore a Deus nessa hora" -ministrou T-Bone, mostrando que além de ser um show man e "godfather" do hiphop, é também um ministro de Louvor e Adoração.
Sem parar com a session de muito louvor e adoração, T-Bone chama para frente do altar as pessoas que estavam distantes de Deus, e também aquelas que não conheciam a Deus. T-Bone ministrou então sobre a vida dessas pessoas, chegou até mesmo a orar pessoalmente por dois jovens presentes no local.

E tome cajadada...

Com toda a seriedade, autoridade e poder no nome de Jesus, como um homem que serve a Deus, T-Bone ministrou sobre a vida das pessoas que vieram ao altar em busca de uma solução para seus respectivos problemas. Mas de repente um fato que poderia ter ficado de fora aconteceu. T-Bone estava profeticamente ministrando sobre aborto, em especial para as pessoas que atenderam ao chamado de chegar até o altar, quando avista um grupo de garotas dando risada, e foi ai que a cajadada pastoral comeu solta. Na frente de todos repreendeu em alto e bom som, inclusive "Parem de rir agora, eu odeio quando pessoas começam a rir de algo tão sério. Se vocês vieram aqui para rir de coisa séria, retirem-se agora deste lugar. Eu queria ver se vocês iriam rir se a dor fosse em vocês, se a mãe de vocês fosse prostituta de rua, eu já estive com uma arma apontada para a minha cabeça, já sendo um cristão, e não tive medo de morrer por pregar e viver aquilo que eu acredito! Eu não tenho medo de homens, eu somente temo a Deus" disse o rapper totalmente indignado com a situação. As meninas ficaram totalmente sem graça, pararam de rir na hora e permaneceram no local.

T-Bone respirou fundo e voltou a ministrar orando pela vida de cada pessoa que tinha vindo até ao altar, com o objetivo de reconciliar os que estavam afastados e também apresentar a Deus as pessoas que estavam naquele momento aceitando a Jesus Cristo como seu único e suficiente Salvador.

T-Bone entrega o microfone para o pastor da Igreja, que orou novamente pelas pessoas e também pelo T-Bone, Ray e David. Ao contrário de muitos artistas da música gospel e secular que já tocaram na Igreja Bola de Neve church T-Bone , terminado sua apresentação, foi direto de encontro ao público ao invés de ir para o camarim. Lá atendeu aos fãs, tirou fotos com bastante gente e só depois voltou para seu camarim.

Antes do show na coletiva de imprensa

O álbum mais bem criticado pelo público fã de T-Bone e pelos críticos de música, "Bone-a-fide" lançado em 2005, traz na capa um caricatura de T-Bone muito semelhante a uma imagem do revolucionário Che Guevara. Essa caricatura porém, acabou gerando uma certa polêmica por parte do público cristão, que assimilou muito mal a capa do disco de T-Bone, acreditando que o rapper estivesse fazendo algum tipo de homenagem ou idolatria ao já falecido revolucionário Che Guevara. T-Bone sempre negou.

Na coletiva explicou claramente o significado da capa do seu disco "Eu não quis em nenhum momento representar o Che Guevara, mas sim representar uma revolução. O Hip Hop é uma música vulgar, degradativa, promove a violência, sexo e materialismo. O que quis passar para o povo é que vim fazer uma revolução no hip hop, mudar esse conceito. A outra comparação com Che Guevara é que independente da causa pela qual ele tenha morrido, ele morreu por aquilo em que acreditava. Meu povo tem que saber que eu não me visto para atuar como um rapper e que isso não é um show, para mim isso é quem eu sou, alguém que está pronto para morrer por quilo que acredita e usar o hip hop com seu verdadeiro propósito, que é o de glorificar o nome de Jesus" disse Bone .

Totalmente em casa

T-Bone está na música a cerca de vinte e cinco anos e essa é a primeira vez que o rapper veio ao Brasil, e o motivo é muito simples. Foi a primeira vez que alguém fez um convite para trazer T-Bone no Brasil.
Ele admitiu que embora seu primeiro contrato com uma gravadora tenha sido a exatos 15 anos, a sua música ainda é nova por aqui, grande parte do público brasileiro ainda não conhece muito bem o seu som.
Tanto na coletiva quanto no show T-Bone também admitiu não ter sentido muita saudade da Califórnia, devido ao imenso carinho e respeito com que foi tratado aqui. Caldo de cana, açaí e churrascaria foram algumas das delícias do Brasil que encantaram o rapper "T-Bone está em casa... Caldo de cana.. açaí (com uma pronúncia precisando de ajustes ) e churraskeria.. (querendo dizer churrascaria) disse T- Bone no show, fazendo sinal de que essas delícias naturais do Brasil estão aprovadas por ele.

Novo Rumo

T-Bone afirmou que talvez o seu próximo disco seja o último no estilo hip hop. Bem mais amadurecido musicalmente do que há vinte cinco anos atrás, T-Bone assumiu sua vontade de fazer coisas novas na música, se permitindo inserir em sua música elementos como samba, reggaeton, salsa e também ritmos árabes. Embora seja um rapper, T-Bone disse que ouve muito de outros estilos e pouco hip hop. Segundo o rapper, essa mudança só não será feita caso Deus não o permita.

Você sabe o que significa T-Bone??

A princípio, o apelido que Rene Sotomayor recebeu, foi devido a sua forma física muito modesta, bem no esquema magricela, como dizem por aqui. A palavra "bone" em português siginifica, osso. O "T" era uma espécie de gíria na época.

Nova criatura, novo significado ao velho apelido

Depois de se converter ao Evangelho de Jesus, Sotomayor seguiu com o apelido, que virou um bom nome artístico. Porém o siginificado já não era o mesmo, e ressalto que essa mudança não se deu devido a metamorfose física que T-Bone sofreu, deixando de ser um cara bem magro, passando a ser um jovem obeso. Hoje o apelido T-Bone tem outro significado. A abreviação T-Bone significa "Talking Biblical One" - em tradução livre - O Falante Bíblico.

Hollywood.

T-Bone já participou de alguns filmes, entre eles o mais conhecido pelo público brasileiro foi a comédia "Resistindo as Tentanções" onde viveu o papel de Briggs, um rapper detento. Nesse filme T-Bone atuou ao lado de grandes estrelas como a cantora Beyonce e o ator "Cuba Gooding Jr. O rapper confidenciou a bancada de jornalistas presente na coletiva de imprensa, que nos bastidores dos sets de filmagem, por várias vezes, buscou a Deus orando com Beyonce, Cuba Gooding Jr e demais atores do elenco. Além do rapper cristão, outro nome famoso no cenário da música gospel que participou do filme foi a dupla de R&B "Mary Mary". T-Bone confessou também que deseja continuar fazendo filmes, e assim que retornar aos EUA, ele já começa a gravar um novo filme em Hollywood, ainda sem nome.

Sem ostentação

Algo muito comum no hip hop atual é ver os rappers ostentarem seus bens materiais, como relógios rolex de zilhões de quilates, suas coleções de tênis, bonés, jaquetas, vários carros caros na garagem de suas mansões e mulheres bonitas e semi nuas em banheiras de hidro massagem, como cena de seus vídeos.

T-Bone citou isso na entrevista como um estilo de vida materialista, muito exaltado por rappers do mainstream gringo. Em São Paulo, T-Bone se vestiu de uma maneira bem simples. Vestindo uma calça jeans básica, sem ser no estilo calça big muito comum no mundo do hip hop, um tênis básico, de cano alto, todo peto, uma jaqueta verde escuro, básica também, sem nem sequer mostrar a marca, e um óculos escuro. E tudo isso não é por falta de grana, T-Bone está na estrada há muito tempo, já vendeu milhares de discos e conseguiu reconhecimento até mesmo no mainstream norte americano, fazendo seu hip hop, que fala explicitamente de Jesus.

Milho verde cozido

Ficamos até o final da festa e registramos T-Bone comendo milho verde em frente à igreja.


Menos 60 Kilos na bagagem

Em apenas 10 meses T-Bone emagreceu 60 kilos. Com muita dedicação, T-Bone começou a praticar boxe, musculação e corrida, e simplesmente enxugou. Visilmente mais magro em relação ao seu último vídeo clip "Can I live", T-Bone quase não foi reconhecido pela bancada de jornalista e pelo público.

Retorno ao Brasil

T-Bone espera e deseja retornar em breve ao Brasil. Ele citou isso na coletiva de imprensa e no show. Nos bastidores uma abelhinha andou fazendo um zum zum zum de que T-Bone viria a comprar uma casa no Brasil. É esperar pra ver.

Discografia

Redeemed Hoodlum -1993

The life of a Hoodlum-1995

Tha Hoodlum´s testimony-1997

History of a Hoodlum-1999

Tha last street Preacha-2001

Gospelalphamegafunkyboogiediscomusic-2003

Bone-A-Fide-2005

Bone-Appetit!2007

Colaborações e Participações Especiais

Gospelalphamegafunkyboogiediscomusic para a KRS-One
With Long Life com o grupo Israel & New Breed
We're a Band com a banda Audio Adrenaline (Live from Hawaii)
A Few Good Men- com o rapper Mack 10
You Can't Win com o rapper Chino XL
1,2,3 Praise! com Virtue
Joy - com Joi of Brownstone
Slam com TobyMac
Slam versão Dubb Remix-com TobyMac
Rubber House- com Rachael Lampa
Rain Down and Come Back Home,com Beyonce Knowles, The O Jay's, Melba Moore and Lil' Zane para o filme "The Fighting Temptations" em português Resistindo as tentações

Premiações e Indicações: Grammy Awards e Dove Awards:

2001 Categoria: Best Rock Gospel Album -Tha Last Street Preacha
2007 Categoria: Best Rap/Rock Gospel Album of the year- Bone-a-fide!
2008 Categoria: Best Gospel Performance: With Long Life com Israel Houghton
T- Bone foi o primeiro rapper da música gospel a ser indicado ao Grammy Awards, no ano de 2001.

Dove Awards 2008 · Vencedor na categoria-Rap/Hip-Hop Song of the Year- com a canção
"Name-Droppin"

Filmes:

All You've Got- (Paramount Pictures/ MTV Films)
Resistindo as Tentações"The Fighting Temptations" (Paramount Pictures/ MTV Films)
R.I.O.T. (Steven Yake Productions)
Black Rose
O mais famoso no Brasil é o Resistindo as Tentações- onde T-Bone foi coadjuvante no interpretando Briggs, um rapper detento.

Missões

Além de usar sua carreira bem sucedida como instrumento para fazer a obra de Deus por onde passa, T-Bone colabora com o projeto Hands&Feet, que tem como objetivo construir orfanatos e igrejas na Nicarágua.

Vendas de discos

Ao todo, T-Bone vendeu pouco mais de 600 mil cópias e já tocou por diversos países, além dos Estados Unidos, como Áustria e Brasil.

Confira as fotos no www.oprodutor.com
Texto: Jr.Hilton (Ogalileo)
Fonte da noticia : www.oprodutor.com

Um comentário:

Anônimo disse...

aongsomwang muds resubmitted crtc certainty shubhi webct harsanyi custom darzis induced
semelokertes marchimundui